Aquisição de hábitos alimentares saudáveis em tenra idade

A idade infantil é um período crucial para a instituição dos bons hábitos alimentares. Para que a criança tenha um crescimento adequado, a diversificação alimentar deve ser iniciada entre os 4 e os 6 meses e não após os 8 meses. É necessário encorajar as crianças a provarem novos alimentos e respeitar as necessidades energéticas correspondentes a cada faixa etária permitindo o seu desenvolvimento psicomotor e neuro-comportamental.

É na idade pré-escolar que começam os primeiros erros alimentares e como tal é necessário procurar a implementação de medidas preventivas e se necessário aconselhar-se com o pediatra da criança e/ou nutricionista.

Neste sentido, o acompanhamento na fase do crescimento da criança e do adolescente é essencial para perceber o seu estado nutricional e deteção de distúrbios nutricionais, sejam eles de desnutrição e/ou obesidade.

À medida que as crianças se desenvolvem adquirem conceitos com grande rapidez e há que promover atitudes positivas sobre os alimentos e incentivar o consumo de hortofrutícolas . A aprendizagem pode ser informal e natural com o cuidado de não incutir a ideia de uma dieta mas sim de adquirir bons hábitos alimentares que podem perfeitamente ser transmitidos pelos pais, principal modelo comportamental da criança e pelos educadores no ambiente escolar.

O ambiente familiar em que a criança está inserida irá influenciar as escolhas alimentares e o seu padrão alimentar.

Algumas variáveis sociodemográficas influenciam diretamente a alimentação das crianças e adolescentes, como o sexo, a escolaridade, o nível sociocultural e o rendimento económico das famílias.

A televisão e os anúncios que passam ao longo do dia também têm influência nas escolhas alimentares das crianças e jovens, pois muitas vezes incitam ao consumo de alimentos de elevada densidade energética e baixo valor nutricional.

Por este motivo é importante sensibilizar, fornecer conhecimentos, desenvolver atitudes e capacitar as crianças, jovens e cuidadores a adotarem padrões de nutrição saudáveis para prevenção de problemas futuros.

Family Clinic

Marcar consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

psicologia psicologia infantil psicologia adulto life coaching business coaching nutrição
%d bloggers like this: