Hipnoterapia em Crianças e Adolescentes

O principal recurso da criança é o Imaginário, por isso, a Hipnose Clínica é uma terapia que costuma ser recebida e realizada por esta com muita facilidade ao recorrer a metáforas, histórias e imaginação. A partir do momento em que a criança imagina, entra em transe e está apta a reprogramar a sua mente. Atendendo a que, a criança tem uma menor capacidade de verbalizar o que há de errado, através da exposição do conteúdo simbólico do problema, conseguimos identificar o cerne da questão com maior facilidade do que na psicoterapia tradicional e abrir caminho para resolvê-lo. A Hipnoterapia em crianças caracteriza-se por ter um excelente prognóstico, sendo necessárias em média três a quatro sessões, onde se entregam ferramentas e desenvolvem habilidades na criança de resolução de problemas (emocionais, cognitivos e/ou comportamentais).

A partir dos 5/6 anos, mediante o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança, é possível utilizar esta técnica à semelhança do adulto, embora, claro, haja especificidades na abordagem. Essas especificidades tendem também a diluir-se com a entrada na adolescência.
 
Em idades inferiores, muitas vezes, é utilizada a Hipnose por Procuração onde os exercícios são aplicados pela criança e pelo terapeuta nos seus peluches, nos pais, etc., de forma, a esta mimetizar os ganhos decorrentes do processo. É ainda utilizada a Hipnopedia, ou seja, a aprendizagem durante o sono, onde são desenvolvidos textos adaptados à criança e às suas necessidades, que serão lidos pelos pais no momento em que a criança começar a adentrar no sono. Por último, existem técnicas mais simples que podem ser aplicadas, inclusive a bebés, através de sons suaves e relaxantes, da respiração e do brincar. Nestas idades (e em outros casos que o justifiquem), os pais têm um papel fundamental e são instruídos e orientados para serem os coo-terapeutas da criança.
Numa primeira consulta, os pais acompanham a criança ou o adolescente e explanam os seus medos em relação a este. No caso de a criança ter entre 5 e 10 anos poderá escolher, se assim for sua vontade, ser acompanhada pelos pais na prática de Hipnose Clínica da primeira sessão, realizando a terapia a par com estes, de forma a ganhar confiança no processo. Nas sessões seguintes, a intervenção será realizada individualmente, sem a presença dos pais, tal qual o procedimento padrão de uma consulta de Psicologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

psicologia psicologia infantil psicologia adulto life coaching business coaching nutrição
%d bloggers like this: