Ansiedade e a importância de procurar ajuda profissional.

Ao longo da nossa vida, vivemos experiências que condicionam o nosso bem-estar, experiências essas, que determinam a forma como nos sentimos e agimos. A constante pressão a que estamos sujeitos, por vezes gera estados de stress e ansiedade que nos limita e nos causa desconforto.

A Ansiedade é caracterizada por um sentimento de tensão, preocupação e medo. É um estado mental e emocional normal e útil ao ser humano, fundamental para a nossa sobrevivência, permite-nos um estado de alerta para avaliar o que nos coloca em perigo, tem um efeito protetor. Mas, quando sentida sem uma razão aparente, ou de uma forma excessiva e continuada, torna-se num problema de saúde, ou seja, numa doença extremamente incapacitante e limitadora. 

Quando a ansiedade se instala e prolonga no tempo, mais do que seria normal e começa a pôr em causa o funcionamento normal da pessoa, afetando uma ou mais dimensões da sua vida, surgem as denominadas perturbações de ansiedade. Os sintomas mais comuns da ansiedade são: as sensações de apreensão ou preocupação excessiva de impotência, medo ou pânico. Estas sensações associam-se frequentemente a sintomas físicos e psicológicos, a pessoa:

  • Sente medos que não são reais ou relevantes e que limitam o dia-a-dia
  • Sente confusão mental e apatia
  • Tem pensamentos repetitivos  que não consegue desvalorizar ou ultrapassar
  • Preocupa-se excessivamente com o que os outros pensam sobre si própria
  • Sente que está sempre acelerado até em situações calmas
  • Constante tensão, nervosismo e irritabilidade
  • Sensação de que algo ruim vai acontecer
  • Não consegue sentir equilíbrio entre o corpo e a mente
  • Sente dores e pressões físicas anormais
  • Pressão no peito, dificuldade em respirar e batimentos cardíacos acelerados
  • Evita locais ou situações porque se sente desconfortável
  • Sofre por antecipação e por isso não vive determinadas experiências de forma plena

O quadro clínico varia de pessoa para pessoa, no entanto há queixas comuns que entendemos como sinais de alerta. Quando se está, nessa situação, em que o medo paralisa, o ideal é pedir ajuda especializada.

A Psicoterapia é um método de tratamento rápido e seguro, que utiliza técnicas psicológicas, para mudar comportamentos, sentimentos ou pensamentos que afetam a saúde mental das pessoas. Um dos grandes objetivos da psicoterapia é reencontrar o equilíbrio emocional e comportamental das questões que condicionam o seu dia-a-dia. Ajuda a pessoa a reeducar a mente, adquirir estratégias de adaptação, melhorar a capacidade de comunicação e a retomar o controlo da sua vida. A Psicoterapia também é usada para ajudar as pessoas a alcançar níveis mais elevados de autoconsciência, favorecendo o seu desenvolvimento pessoal no alcance do seu potencial máximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

psicologia psicologia infantil psicologia adulto life coaching business coaching nutrição
%d bloggers like this: