Importância do Coaching no PDHA

Coaching, é um processo que produz mudanças positivas e duradouras num curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada.

O Coaching significa tirar um indivíduo do seu estado actual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória.

O processo de Coaching é uma oportunidade da visualização dos pontos fortes do indivíduo, que promovam a autoconfiança, e quebre assim crenças limitantes, para que a pessoa possa conhecer-se e atingir o seu potencial máximo e alcançar as suas metas de forma objectiva e, principalmente, assertiva.

Esta técnica pode ser uma excelente aliada em pessoas que sofrem de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA), pois confrontam-se frequentemente com dificuldades em diversas áreas funcionais, nomeadamente ao nível académico, vocacional, emocional e interpessoal, resultantes da interferência sintomatológica desta perturbação, que é particularmente notória no que respeita às competências de planeamento, gestão do tempo, definição de objectivos, organização e resolução de problemas.

A PHDA é uma doença na qual se verificam alterações no funcionamento cerebral e cognitivo, que resultam na desatenção, agitação motora e impulsividade invulgares para a idade do indivíduo. Os sintomas mais comuns são a desorganização e incapacidade de foco, a inquietação motora, a tomada de decisões precipitadas, a dificuldade em realizar actividades que requeiram calma e esforço mental, a comunicação excessiva, entre outros.

Para fazer face a estas dificuldades, a terapia foca-se no desenvolvimento de competências práticas que ajudam o indivíduo a ultrapassar as necessidades do dia a dia, para assim melhorar os diversos aspectos da sua vida, como o stress, o controlo emocional, a gestão do tempo e concentração, a auto-estima, e muito mais.

Após um processo de avaliação inicial, definisse os objectivos de intervenção dura sessões, e termina com a avaliação dos ganhos terapêuticos. Nesta fase, o psicólogo, em conjunto com o paciente, decide se é necessária uma redefinição das necessidades de intervenção ou se o processo de acompanhamento se conclui.

Coaching é um processo dos 8 aos 80, todos podem beneficiar deste processo de autoconhecimento e crescimento.  

Marque Já a sua Consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

psicologia psicologia infantil psicologia adulto life coaching business coaching nutrição
%d bloggers like this: