Reabilitação Neuropsicológica

“Reabilitação Neuropsicológica é definida como um tratamento que visa manter e resgatar a qualidade de vida e a autonomia da pessoa assistida. Tem como objectivo compensar, diminuir, reduzir ou contornar os déficits cognitivos, além de capacitar pacientes e familiares a lidar com as dificuldades funcionais decorrentes de lesão cerebral.” (Bárbara Wilson, 1996).

A Reabilitação Neuropsicológica visa reabilitar as capacidades afectadas por lesão cerebral, através da estimulação e da aprendizagem de estratégias compensadoras dos défices adquiridos ao nível cognitivo e funcional.

Tem como objectivo apoiar a pessoa com lesão cerebral a adaptar-se a uma nova forma de funcionamento, procurando desenvolver até ao nível mais elevado possível a sua autonomia e funcionalidade.

Com base numa entrevista inicial e em instrumentos de avaliação validados, o neuropsicológico traçara o perfil neuropsicológico, relativamente ao funcionamento cerebral, colocando em evidência os seus pontos fortes, assim como as funções cognitivas que devem ser trabalhadas.

É elaborado um plano de reabilitação totalmente orientado ao problema e ao aumento da qualidade de vida dos indivíduos. A intervenção abrange a estimulação e reabilitação de funções cognitivas, bem como a área da prevenção. O programa de intervenção é adaptado ao paciente, á família e a uma equipa de intervenção

Na perspectiva da reabilitação neuropsicológica, uma lesão cerebral, além das consequências do tipo cognitiva pode resultar em alterações comportamentais, emocionais e psicossociais. A reabilitação é possível graças a um fenómeno chamado de plasticidade cerebral, o cérebro possui uma capacidade de se auto regenerar.

Pode-se dizer que a reabilitação é um processo multidisciplinar, envolvendo vários profissionais tais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, e fisioterapeutas, entre outros.

Saiba como podemos ajudar. Marque a sua avaliação neuropsicológica.

2 thoughts on “Reabilitação Neuropsicológica”

    1. Cara Flávia,
      Trabalhamos com reabilitação neuropsicológica personalizada a cada caso. Dependendo da idade,realizamos avaliação diferencial para percebermos as áreas a estimular através da reabilitação neuropsicológica.
      Como é um trabalho personalizado,caso haja necessidade, a este trabalho poderá ser associado outras outras técnicas como psicoterapia,life coaching,PNL ou hipnose clínica.
      Estamos ao dispor para mais esclarecimentos e colaboração,
      Cumprimentos,

      Rossana Ferreira
      Directora Clínica
      Family Clinic

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

psicologia psicologia infantil psicologia adulto life coaching business coaching nutrição
%d bloggers like this: