Mitos da Meditação

Somo muitos biliões, uma imensidão de pensamentos e definições, alguns são reais e outros imaginação.

Em torno da meditação há vários mitos e definições: “ meditação é não pensar em nada.. meditar é ficar em silêncio por um período de tempo”.

A afinal o que é meditar?

Aqui está uma pequena lista de mitos em torno da meditação:

Mito 1 – Meditação é concentração: concentração é o benefício. Concentração exige esforço, meditar é relaxar a mente. È deixar fluir, entrar num estado de relaxamento, e quando a mente está relaxada conseguimos nos concentrar.

Mito 2 – Meditação é uma prática budista

A meditação não é religião, é uma prática milenar que transcende qualquer religião. Assim como o Sol nasce para todos e o vento sopra também para todos, a meditação também beneficia a todos.

Mito 3 – Meditar é sentar em posições desconfortáveis

Muitas vezes associa-se meditação à posição “Lótus”, o que não é confortável para a maioria das pessoas, enquanto se medita o mais importante é estar confortável e estável. Isso ajuda a ter uma experiência mais profunda na meditação.

Mito 4 – Meditação é para pessoas idosas

Meditação é universal e adiciona valores a pessoas de todas as faixas etárias. Uma pessoa já pode começar a meditar desde infância.

Mito 5 – Meditar é estar inconsciente

Na meditação a pessoa tem a consciência completa do que está acontecendo há sua volta.

Mito 6 – Meditação é o controlo dos pensamentos

Pensamentos são como nuvens no céu. Eles vêm e vão. A tentativa de controlar pensamentos envolve esforços e a chave para uma mente relaxada é não esforçar. Na meditação, não pedimos bons pensamentos, nem somos imunes a maus pensamentos, apenas os testemunhamos.

Mito 7 – Meditação é uma maneira de fugir dos problemas

Pelo contrário, a meditação capacita para encarar os seus problemas com um sorriso no rosto. Na meditação são desenvolvidas habilidades para lidar com situações de uma maneira agradável e construtiva. Desenvolvemos a habilidade para aceitar as situações como elas são e tomar acções conscientes, ao invés de remoer o passado ou se preocupar com o futuro. A meditação alimenta a força interior e a auto-estima. Desafios surgirão, mas ainda poderemos seguir em frente com confiança.

Mito 8 – Meditar por horas

Não precisa de ficar sentado por horas para ter uma experiência profunda em meditação, pode acontecer em apenas uma fracção de momentos. À medida que pratica meditação diariamente, a qualidade dela vai aumentando gradualmente.

Mito 9- Meditar é para monges ou eremitas.

Não precisa de desistir da vida material para meditar, a qualidade da sua satisfação melhora à medida que você medita. Com uma mente em paz e relaxada você será capaz de viver feliz e fazer outras pessoas, ao seu redor e de sua família, felizes também.

Mito 10 – Você só pode meditar em determinados momentos

Qualquer hora é um bom momento para meditar, e todas as direcções são boas para a meditação. Porém, praticar a meditação de manhã e à noite é o mais indicado, assim você poderá se manter calmo e enérgico todo o dia e uma noite mais tranquila.

Meditar promove o amor-próprio.

Meditar é despretensioso.

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