A capacidade de sentir alegria

Todos nós somos capazes de sentir alegria, ela faz parte das nossas emoções, até mesmo em momentos menos positivos da nossa vida, noutros períodos, pode fazer-se sentir com mais força.

Mas afinal o que é alegria?

A alegria é um sentimento de contentamento, do prazer de viver, júbilo, satisfação, exultação. Pode ser expressa através de sorrisos, vontade saltar, dançar, abraçar…

O modo como a expressamos depende em muito da nossa personalidade, mas todos nós conhecemos o sentimento da alegria, a sensação positiva que nos traz bons sentimentos e boas emoções.

Mas nem sempre conseguimos estar alegres, embora exista pessoas mais predispostas a serem mais optimistas, enquanto outras nem por isso. Há quem consiga em situações desagradáveis ver o lado alegre da vida, outras apesar de todas as circunstâncias externas positivas, não conseguem sentir alegria.

Várias são as teorias para felicidade interior. Mas independentemente dos factores, importante é reconhecer as fontes a que podemos recorrer para alimentar alegria, muitas das vezes simples e que ignoramos inconscientemente.

Importante é encontrar as nossas próprias fontes, eu pessoalmente busco alegria na contemplação da natureza, no sorriso de uma criança, observo e absorvo como se fosse a primeira vez, deixando me envolver nas emoções.

Explore, não precisa de ser um expert em inteligência emocional ou sair euro milhões, embora possa ajudar, busque nas pequenas coisas grandes emoções positivas de forma encontrar equilíbrio e qualidade de vida. Como passear à beira mar, ouvir uma música, ter uma actividade nova, desenhar, meditar, observar…… encontre a sua forma de reabastecer a sua alegria e harmonia.

Lembre se, nem todos nascemos com predisposição inata para desenhar, dançar, mas pode ser aprendido. Existe uma imensidão de oportunidades que nos ajudam a viver em pleno.

Marque já a sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

o que é a alegria alegria viver com alegria depressão psicologia porto life coaching porto life coaching psicologia
%d bloggers like this: