Ansiedade

Como todas as emoções, a ansiedade é saudável e todos somos propensos por vezes a sentir isso. A ansiedade pode se tornar um problema debilitante, quando o stress que sente não é proporcional à situação.

Um teste, uma entrevista de emprego ou um primeiro encontro pode fazer com que se sinta ansiosa, e isso é saudável. Mas se sentir sintomas de ansiedade sem qualquer razão aparente, ou coisas quotidianas o deixarem ansioso – como sair de casa, por exemplo – pode ser um sinal de preocupação.

Para diferenciar entre a ansiedade boa ou má, pergunte-se: se isso é controlável? Ou se o impedir de dormir, de trabalhar ou de interagir socialmente.  Se sentir uma ansiedade constante durante toda a semana, por meses ou mais, provavelmente é hora de procurar ajuda.  

Como reduzir a ansiedade de uma forma simples:

  • Registe os seus pensamentos stressantes, acumulados que resultam da sua ansiedade.
  • Medite, descarte qualquer pensamento intrusivo, não precisa de ser um mestre em meditação, basta mentalizar um pensamento positivo.
  • Respiração profunda, concentre-se na sua respiração, tudo o que precisa é uma pausa de 1 a 5 minutos.
  • Organize o seu tempo, avalie o tempo que gasta, desfrute da sua vida.
  • Comunique bastante, diga o que pensa e o que sente, tanto no trabalho como em casa.
  • Durma bem, crie uma rotina que permita relaxar e preparar o seu sono. Uma boa noite de sono é o suporte para o dia seguinte.

Não alimente o seu medo, orgulhe-se de si e dos seus progressos. Todos nós passamos por momentos de ansiedade. Se estes forem muito frequentes ou muito intensos, podem indicar a necessidade de ajuda de um profissional especializado.

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