Mindfulness

Lembra-se da última vez em que ficou na cama às voltas com os seus pensamentos? Queria desesperadamente parar os seus pensamentos e dormir. Por mais que quisesse se acalmar, mais os seus pensamentos ganhavam vida e força. Há medida que a noite avançava, ia ficando cada vez mais fraco, e quando o despertador tocou, sentia-se esgotado, mal-humorado e infeliz. E durante o dia queria manter-se desperto, mas quase que não conseguia manter os olhos abertos.

O fato é que na vida moderna é tão cheia de afazeres, é impossível fugir disso tudo por muito tempo. Mas também é fato que é necessário desligar um pouco para recarregar as energias, colocar os pensamentos em ordem e simplesmente manter a saúde mental. Estímulos demais desgastam e pode levar a problemas de saúde. A produtividade cai e o nível de stress tende a aumentar a cada dia que passamos sem dar importância às pausas que nosso corpo pede.

E se pudesse desligar esses pensamentos num minuto.

Dedique-se!

Como qualquer prática nova é necessária dedicação.

Concentre-se na sua respiração

Quando nos concentramos apenas na nossa respiração, o mundo parece abaixar de volume e diminuir de velocidade.

Mantenha-se calmo. E comece, é apenas um minuto.

  1. Sente-se direito numa cadeira, afaste um pouco as nádegas da parte de trás da cadeira, de modo que a sua coluna se suporte a si mesma. Pés assentes no chão. Feche os olhos.
  2. Concentre a sua atenção na sua respiração, na maneira como o ar entra e sai do seu corpo. Preste atenção a todas as sensações do seu corpo. Observe a respiração, apenas observe sem expectativas que algo aconteça.
  3. Sempre que a mente divagar, o que acontece, traga suavemente a sua atenção novamente para a respiração, sem julgamento ou crítica.
  4. Pode atingir um estado de quietude ou não, permita mesmo que por segundos a calma, lembre tal como a calma os estados de irritação são passageiros. Seja como for, deixe acontecer.
  5. Passado um minuto, abra calmamente os olhos e tome consciência onde está.

A meditação ajuda no autoconhecimento, autocontrole, promove a criatividade, potência a resiliência perante situações difíceis, e pode fazer toda a diferença no seu dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

meditação reiki psicologia como medditar
%d bloggers like this: