Adolescência e a sexualidade

A adolescência tipicamente acontece entre os 13 e 19 anos de idades, e é considerada o estágio de transição da infância até a idade adulta. No entanto, as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na adolescência podem começar mais cedo, durante os anos da pré-adolescência (9 a 12 anos).

É na adolescência que se desperta para a sexualidade. É natural.

A adolescência pode ser um momento de desorientação e descoberta. Este período de transição pode trazer questões de independência e auto identidade; muitos enfrentam escolhas difíceis em relação à escola, sexualidade, drogas e álcool e vida social. Mas antes de fazer escolhas, informar é muito importante: porque o que decidir agora pode influenciar toda a sua vida.

Pelo meio, os jovens podem sentir-se perdidos, vulneráveis, até desconfortáveis no seu corpo e intimidando com tantas mudanças. A adolescência é assim mesmo: é uma altura de oportunidades e de riscos. Mas se tomar decisões informadas e responsáveis, podes evitar os riscos e aproveitar melhor as oportunidades.

Falar abertamente com os adolescentes sobre as mudanças que eles estão passando pode ser um desafio para qualquer pai ou mãe, especialmente dada à mudança no relacionamento “pai-filho” que pode ocorrer durante este período.

Os adolescentes estão a desenvolver capacidades semelhantes às dos adultos – mas ainda não estão lá, e uma orientação cuidada pode ser muito útil. E os pais devem-se preparar, e os assuntos devem ser claros em relação ao tipo de mudanças e obstáculos que os adolescentes podem esperar nesta idade.

Permita-se a fazer parte desta caminhada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

adolescencia sexualidade psicologia no adolescente
%d bloggers like this: