O fim do ano lectivo e agora?

O final do ano não é só alegria, pode ser sinónimo de stress, inclusive para as crianças.

Até a chegada das férias, os pequenos ficam mais agitados e por vezes sobrecarregados com as actividades escolares. O excesso de pressão do encerramento do ano lectivo pode gerar ansiedade. É importante proporcionar-lhes momentos de diversão e brincadeiras, evitando que o período de férias seja só compromissos. Muitas famílias optam por viajar, mas caso opte por ficar em casa, permita tirar momentos para descansar com o seu filho.

O fim de ano também é sinónimo de preocupação para muitos pais, quer por mudanças de ano, de escola ou até o tempo de férias.

É importante que os pais neste período, não passem todas as suas inseguranças e dúvidas para os mais pequenos. Deve ser um período de preparação para aqueles que passam por mudanças de turma e escola. E os pais e professores devem transmitir apoio, confiança e segurança aos mais pequenos.

É importante que os pais ou responsáveis não criem grandes expectativas nas crianças, falando que o próximo ano será mais difícil. Também é essencial que os adultos tenham clareza dos possíveis prejuízos que podem ser causados com as comparações do desempenho com outros estudantes. Cada criança tem seu ritmo individual de aprendizagem e isso precisa de ser compreendido e respeitado.

O fim do ano lectivo pode ser sinónimo de stress mas o mais importante é hora de planear e preparar momentos agradáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

educação acabou a escola que fazer coaching parental psicologia infantil crianças com stress crianças com dificuldade
%d bloggers like this: