A Pílula natural

Evite o stress, pequenos passos com efeitos gigantes.

O que faz para fugir da rotina? Quando planeia as férias o seu objectivo provavelmente é fugir das pressões diárias. Se está preso às rotinas, entenda que não precisa de esperar pelas férias para fazer mudanças e diminuir a tensão de tudo o que o consome. Tudo o que precisa é de 20 minutos e um parque.

Todos nós já sabemos os benefícios de estar em contacto com a natureza, das sensações quando acabam as férias, e a maioria de nós resiste a voltar à rotina diária.

Não precisa de esperar pelas férias para colher os benefícios de estar em contacto com natureza. O que precisa é de reorganizar a sua agenda para passar um curto período, ou alguns dias por semana ao ar livre.

Um pequeno estudo da Universidade de Michigan, refere quanto tempo precisamos de estar em contacto com a natureza para diminuir o stress.

Neste pequeno estudo, os participantes foram convidados a passar tempo em qualquer local ao ar livre. Onde quer que decidissem estar, podiam sentar-se, dar uma volta ou fazer as duas coisas, durante o dia no melhor horário de cada um. Um dos requisitos essenciais do estudo, os participantes não poderiam fazer exercícios físico, evitar ligações telefónicas, redes sociais, internet e conversas ou leitura de qualquer tipo durante a sua experiência na natureza.

Usavam um kit de recolha de saliva um pouco antes e logo após cada experiência na natureza. A partir das amostras, os pesquisadores foram capazes de medir e comparar os níveis individuais de cortisol e alfa-amilase, dois marcadores biológicos indicadores de stress. Descobriram que ambos os biomarcadores desciam significativamente após a experiência em contacto com a natureza, e que um período de 20 a 30 minutos é mais eficiente.

Tem 20 minutos e um parque próximo para confirmar os resultados por si mesmo?

Caminhe por si, caminhe pela sua saúde física e mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

stress como combater o stress evitar o stress stress o que fazer life coaching
%d bloggers like this: