Você poderia ser mais feliz?

Melhore a sua saúde com felicidade.

Já pode ter ouvido que é preciso mais músculos para franzir o rosto do que para sorrir. Ou que quando se está feliz, o seu corpo está realmente mais saudável. Ou que as pessoas mais felizes são mais saudáveis.

Mas e se não se sentir feliz? Como mudar? É tão simples quanto reajustar o seu ponto de vista ou permitir-se a reformular as suas experiências. Reenquadramento é um conceito que foi originalmente desenvolvido no campo da programação neuro-linguística. É um conceito simples com um resultado poderoso. Reenquadrar é quando se coloca num quadro diferente em torno da mesma experiência, a fim de descrever a experiência para si mesmo de uma forma diferente, mais positiva e poderosa.

Cada experiência que tem na vida é filtrada através da sua compreensão, com o sistema de crenças e um conjunto de gostos e desgostos. Por exemplo, quando vê algo acontecer – uma pessoa que fala de outra pessoa com agilidade no autocarro ao seu lado – como “enquadra” a situação. Pode decidir que não gosta da pessoa que está a falar com tanta nitidez, pode decidir sentir pena da pessoa que está a ser falada, pode decidir ficar irritado por essas pessoas estarem perturbar a sua paz, ou pode simplesmente decidir não se incomodar.Seja qual for a reacção, você tem algum tipo de reacção! Pode não perceber, mas aplica um conjunto de filtros e depois fala consigo mesmo sobre o que aconteceu e como se sente e pensa sobre isso.

E se pudesse mudar o quadro em qualquer situação? Neste exemplo, digamos que reage negativamente e pensa “aqueles idiotas” falando alto em público. Mas e se decidir: “Essas pessoas o que estão a conversar não me afecta”.

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É assim que pode ver sua a vida tomar um rumo mais feliz, e ter reacções mais felizes ao que acontece. Agora, se recentemente teve um diagnóstico de saúde terrível, ou alguém na sua vida morreu, colocar um “quadro feliz” em torno dessas experiências seria impossível e a sua mente iria rejeitá-lo.

Certifique-se em praticar isso com experiências de vida mais normais. Muitas vezes, são as coisas pequenas e negativas que acontecem consigo que resultam num resultado extremamente infeliz. Esteja mais ciente do que vivência e como fala consigo mesmo sobre o que está acontecendo.

Por exemplo, tem um longo voo, pode passar a noite anterior a dizer a si mesmo: “Eu odeio voar”, no dia seguinte vai-se sentir cansado e derrotado. Mas em vez disso pode dizer “ é uma óptima oportunidade para ler, meditar…”.

Isso não é fingir que as coisas são diferentes. Isso é tomar uma decisão consciente de interpretar o que acontece consigo através de uma lente mais feliz e positiva. Pode não acreditar, mas tem uma escolha: você pode escolher se derrotar ou pode optar por falar consigo mesmo de maneira a reforçar as suas crenças de que a sua vida é boa e que a maioria das coisas é boa.

Comece por reconhecer as coisas que tende a ser mais negativo. 

Quanto mais reformular de uma forma mais feliz e emocionalmente mais saudável, maior será a probabilidade de começar a ver as coisas naturalmente de uma maneira que seja mais benéfica para você.

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