Terapia de Casal ou Familiar?

Terapia de Casal ou Familiar – é uma forma de psicoterapia que aborda os comportamentos de todos os membros da família e a maneira como esses comportamentos afectam não apenas os membros individuais da família, mas também os relacionamentos entre os membros da família e a unidade familiar como um todo. Como tal, o tratamento é geralmente dividido entre o tempo gasto em terapia individual e o tempo gasto em terapia de casal, terapia familiar ou ambos, se necessário. 

Quando deve fazer terapia familiar ou de casal?

Pode recorrer a terapia por uma variedade de problemas físicos e psicológicos, inclui conflitos conjugais e de casal, conflitos entre pais e filhos, abuso de álcool e drogas, disfunção sexual, luto, angústia, distúrbios alimentares e problemas de peso, problemas de comportamento das crianças e problemas com idosos. Lidar com a demência dos pais ou dos avós. Os profissionais de psicoterapia também trabalham com problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade ou esquizofrenia, e o impacto que esses problemas têm na família.

O que esperar?

A Terapia familiar ou de casal, normalmente é uma terapia a curto prazo focada na solução. O número de sessões depende da natureza e da gravidade do(s) problema(s). Em casal, o terapeuta começará por se reunir com ambos os parceiros e, em seguida, passar algum tempo com cada indivíduo. Na terapia familiar, o terapeuta também começará reunir-se com toda a família e, se necessário, se reunirá separadamente com os membros individuais da família. 

A primeira sessão é geralmente para a recolha de informação, para que o terapeuta possa tomar conhecimento do problema que o levou à terapia, recolher os pensamentos de todos os envolvidos e observar a dinâmica do casal / família. Ao mesmo tempo, fica com uma noção clara do papel e da competência do terapeuta, os objectivos do tratamento, e quais as “regras” a serem implementadas dentro e fora das sessões, tais como quem deve participar de quais sessões e da confidencialidade de qualquer informação compartilhada entre e entre os parceiros ou membros da família e o terapeuta. 

Com o tempo, o terapeuta identificará os papéis e os comportamentos familiares individuais que contribuem para os conflitos, identifica desafios específicos e explora maneiras de resolver os problemas activamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

terapia de casal terapia familiar coaching parental coaching familiar
%d bloggers like this: