O stress dos nossos filhos e o ano lectivo

Mais um ano lectivo a chegar e o stress também. O regresso às aulas tem sempre os seus pontos de divergência, se para uns é um momento de alegria e reencontros, para outros significa stress e preocupação. 

As crianças que estão no secundário sabem que, num futuro próximo, terão horas de estudo em casa, trabalhos e testes. Muitas das nossas crianças também tem outras actividades escolares como desporto, musica etc. No instante em que estes desafios caem sobre os nossos filhos, estes podem ficar irritados, dormir menos e pode perceber que as coisas estão um pouco fora do controlo e de difícil gestão familiar e académica. Como podemos ajudar a aliviar um pouco este stress. 

Apresentamos algumas dicas úteis que não afastarão todo o trabalho, mas pelo menos ajudarão os nossos filhos a relaxar mais, aliviar um pouco o stress, manter o foco e realizar o trabalho com sucesso.

Aponte sempre as alternativas e saídas. Quando perceber que o seu filho está preocupado, agitado e stressado, converse com ele e aponte outros pontos de vista. Por vezes quando estão confusos e inseguros, não conseguem ter uma clareza mental, como alguém que vê a situação de fora. Ajude-os a pensar e a voltar de forma pacífica ao presente. E reforce que as vezes as coisas podem não estar a correr como queriam mas que quanto mais tranquilos estiverem melhor as coisas correram. Por exemplo “ apesar de no ano passado a matemática não ter corrido tão bem, não significa que as coisas este ano não melhorem.”

Pratique a gratidão. A gratidão cria uma perspectiva vida de maior tranquilidade. Nos momentos mais calmos esta deve ser uma prática a treinar, para aplicar nos momentos de maior stress. Reforce uma perspectiva positiva da vida relembre os seus filhos de todas as pessoas maravilhosas das suas vidas, de todas as coisas que gostam de fazer e de todos os aspectos das suas vidas que apreciam. Esta prática com o tempo terá os seus benefícios, pode ajudá-los a criar uma perspectiva maior para que eles reajam menos em momentos difíceis.

Terapia alternativa. A natureza dispõe de recursos naturais para aliviar o stress. Os óleos essências de lavanda e camomila de boa qualidade (biológico) ajudar a aliviar o stress.  Pode usar como ambientador, massagens ou banhos de imersão 

Se eles não gostam do cheiro, existem outros óleos que são bons para acalmar a ansiedade, como a bergamota ou a valeriana. Veja qual deles responde melhor e que a família gosta. Se tem um filho alérgico ou sensível, pode diluir o óleo, informe-se com um terapeuta especializado em aromaterapia. 

Se tiver tempo, nada relaxa mais as crianças do que uma massagem nos pés quando elas estão inquietas. Não precisa de ser profissional para tirar partido dos benefícios. O contacto físico e a demonstração de afecto não precisam de protocolos. Dê-lhes um abraço. Às vezes, não há mais nada a fazer senão abraçar o seu filho e deixá-lo sentir o seu amor. Mesmo que não veja uma mudança externa, sentir o amor e o apoio é uma boa base para qualquer criança desenvolver resiliência e mantê-la tranquila durante o ano lectivo.

Partilhe emoções e sentimentos, para que este partilhe todos os momentos da escola consigo, de forma a poder aliviar algum desconforto. Qualquer momento seja na massagem ou outros, é sempre oportunos a partilha, ajuda a libertar parte da energia tensa que sente ao longo do dia e ajuda ao equilíbrio emocional.

Como pais, não é fácil ver e sentir os nossos filhos stressados ​​e preocupados. 

Mesmo que o ano escolar às vezes seja difícil para os nossos filhos, dê-lhe um abraço e lembre-o “TALVEZ esteja tudo bem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

stress escolar psicologia adolescencia psicologia infantil
%d bloggers like this: