Perturbação da hiperactividade com défice atenção (PHDA)

PHDA é uma condição de desenvolvimento neurológico que se desenvolve quando o cérebro e o sistema nervoso central sofrem comprometimentos relacionados ao crescimento e desenvolvimento.  Uma criança com PHDA pode ter dificuldades ao longo do dia para manter a sua atenção e concentração.  Ele ou ela pode parecer inquieto e envolver-se em comportamentos hiperactivos ou impulsivos.

Para as crianças, a PHDA pode interferir na aprendizagem, no relacionamento com outras pessoas e na maneira como se vêem no mundo.  Esses sintomas podem persistir na idade adulta, causando problemas de trabalho e de relacionamento.

A PHDA é mais comum entre os meninos do que as meninas, e os sintomas podem ser leves, moderados ou graves.  A condição também pode se manifestar de maneira diferente, dependendo do indivíduo.  

Algumas pessoas experimentam principalmente sintomas de desatenção, e outros indivíduos que experimentam principalmente sintomas de hiperactividade e impulsividade.  Mas a maioria das pessoas com PHDA experimenta uma combinação de todos os sintomas.

Os sintomas de desatenção podem parecer diferentes dependendo da situação, mas os sintomas comuns em crianças incluem:

  • Facilmente distraído.
  • Esquecimentos frequentes de fazer tarefas, perdem as coisas facilmente
  • Dificuldade em seguir instruções, e prestar atenção aos detalhes 
  • Dificuldade em executar tarefas ou gerir o tempo.
  • Facilmente ficam frustrados com tarefas difíceis;  dificuldade em lidar com situações stressantes.

Embora todas as crianças possam ser impulsivas ou hiperactivas em determinados momentos, uma criança hiperactiva e impulsiva frequentemente demonstra:

  • inquietação ou contorção ao tentar ficar quieta. Podem ter problemas em ficar sentados na sala de aula, ou correr e subir nas coisas.
  • difícil participar silenciosamente nas actividades, muitas vezes falam demais, interrompendo outras pessoas ou soltando respostas quando não é a vez delas.

Uma criança precisa ter sintomas por pelo menos 6 meses, e esses sintomas deve atrapalhar a vida em vários ambientes.  Por exemplo, a falta de atenção e / ou hiperactividade de uma criança causa problemas tanto em casa como na escola.  Os sintomas também não devem corresponder ao comportamento da maioria das crianças na faixa etária.  Por exemplo, todas as crianças de 3 anos têm curtos períodos de atenção e podem ser muito enérgicas às vezes.  Também é importante lembrar que todas as crianças são diferentes.  Só porque um filho é mais animado que um irmão não significa que ele tenha PHDA.

O PHDA apresenta desafios únicos para os jovens.  Isso pode incluir problemas com o trabalho académico ou estereótipos negativos que professores e outros alunos possam expressar sobre o PHDA.  Eles também podem ter baixa auto-estima enquanto lutam para dominar as tarefas em casa e na escola.  Uma criança com PHDA também corre o risco de acidentes e lesões devido a desatenção e impulsividade.  À medida que uma criança com PHDA fica mais velha, também pode estar em risco de experimentar o uso de drogas e álcool e outros comportamentos de risco.

Embora não haja cura para o PHDA, os sintomas podem ser geridos com profissionais de saúde.  O tratamento  normalmente inclui medicamentos para ajudar a reduzir os sintomas e a terapia cognitivo-comportamental, que ensina habilidades para enfrentar os desafios do dia-a-dia.  O início precoce do tratamento pode ter um enorme impacto na vida e na auto-estima de uma criança. 

Uma combinação de medicamentos e / ou técnicas de autogestão, as crianças podem aprender a desenvolver as habilidades necessárias para prosperar na escola, construir relacionamentos saudáveis, e promover uma auto-imagem positiva que os servirá até a idade adulta.  Considere quais medidas que pode tomar hoje para ajudar seu filho a construir um futuro saudável e feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

phda O que é hiperactividade o que é phda tratar o phda tratamento para a hiperactividade