Coaching Desportivo de Alta performance

Coaching Desportivo

A palavra coaching, da qual tanto ouvimos falar actualmente, não é uma moda dos nossos tempos. O coaching psicológico está baseado em teoria científica válida, assente em diversas disciplinas da psicologia tais como psicologia do desporto, organizacional, clínica, cognitiva, social e educacional. O coacher ajuda o coachee a identificar o que deseja alcançar, a traçar metas específicas, identificar as suas forças, identificar recursos que estejam ao seu alcance, aumentar a sua motivação e auto-eficácia, estabelecer planos de acção, monitorizar e avaliar o processo. O coaching possibilita desvendar o potencial humano e melhorar a sua performance.

Especificamente no desporto, a Psicologia do desporto e o coaching desportivo, são considerados o estudo científico de pessoas e seus comportamentos. Em atividades desportivas e atividades físicas e a aplicação prática desse conhecimento, cujo início remonta à década de 1920.

Na performance do Coaching Desportivo, o objectivo do coacher é melhorar a consciência, concentração e foco no jogo.

Psicologia no desporto

A psicologia do desporto tem bastante interesse na importância dos atletas conseguirem estar num estado relaxado e pleno de concentração de modo a estarem plenamente no momento atual – no aqui e agora – com noção plena do ambiente que os rodeia e o que está a acontecer no mesmo. Este estado é muitas vezes descrito como o estado de FLOW (fluidez). 

Flow é caracterizado como um estado de total absorção e concentração. Portanto, numa determinada tarefa que está a ser realizada no presente sem medo de fracasso, o sentimento é de controlo ao se libertar e saber exatamente o que fazer a cada momento. Algumas estratégias eficazes que encontramos na literatura são estabelecer metas, imagens mentais, técnicas de relaxamento e regulação da ansiedade de desempenho. 

O processo de coaching desportivo, sempre que baseado na psicologia do desporto, é um processo bastante útil e eficaz. Porque ajuda o adulto ou a criança a participarem e beneficiarem da actividade desportiva em alta performance e no seu potencial máximo. A base científica da psicologia nesta matéria é bastante importante pois é fulcral perceber os factores psicológicos sobre o desempenho físico e motor.

Desempenho desportivo

A ansiedade, a falta de autoconfiança, a dificuldade de autocontrolo, a dificuldades de autocontrolo, as dificuldades de interação social e as dificuldades de gestão emocional, são apenas alguns factores que influenciam o desportista ou o atleta no seu desempenho e que o afastam da alta performance. O coaching desportivo realizado de forma rigorosa e baseado na cientificidade do desporto, possibilita a pessoa explorar com o coacher o seu potencial máximo enquanto pessoa – EU – assim como a se tornar um desportista ou atleta de alta performance e desfrutar de ambos.

Venha iniciar o seu percurso connosco, nós podemos orientá-lo para a alta performance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

coching desportivo sports coaching psicologia de desporto
%d bloggers like this: