COVID-19 -recomendações de saúde mental

Prestar atenção aos cuidados relacionados à prevenção da transmissão e manter a calma estão entre os principais fatores que ajudam a fazer face ao período que estamos a ultrapassar.

Perante a incerteza gerada por esse tipo de situação de emergência sanitária e de reorganização social, apresentamos algumas sugestões para ajudar a superar o mal-estar emocional, oferecendo conselhos para quem tem e para quem não tem relação direta com o vírus.

Cuidados a ter?

A ansiedade pode manifestar-se de várias formas: nervosismo, agitação, estado de alerta; não conseguir pensar em mais nada; necessidade de ver e ouvir constantemente informações sobre o coronavírus; dificuldade para realizar tarefas diárias; sensação de  prisão e necessidade aumentada de sair de casa. Também há quem possa ter insónias e dificuldades em controlar a preocupação e perguntam persistentemente aos familiares sobre o seu estado de saúde, alertando-os sobre os graves perigos que correm cada vez que saem de casa”.

Posto isto, é importante:

1- Mente sã: identifique os pensamentos que possam gerar ansiedade. Seja objetivo e positivo

2- Identificar e partilhar as emoções: Recorra às redes sociais e telefone para falar com familiares e amigos e partilharem o que sentem a respeito da situação actual.

3 – Corpo são: è importante manter uma alimentação saudável e equilibrada e fazer exercício físico.

4 – Rotina equilibrada: É importante manter uma rotina saudável respeitando horários de alimentação e de sono, irá ajudá-lo a regular o dia. Se trabalhar em teletrabalho mantenha um horário. Não se esqueça de inserir bastantes actividades que gosta e que geralmente não tem tempo para elas (ler, pintar, fazer puzzles, mudar a disposição dos móveis, ver filmes, (…)

5- Informação (qualidade e quantidade): Mantenha-se informado através de fontes fidedignas como a Direcção Geral de Saúde e a OMS e siga as suas recomendações mas fuja às fontes de informação sensacionalistas. Mantenha-se informado no máximo 2 vezes por dia sobre o Coronavirus, evite o excesso de informação assim como o excesso de comunicação sobre este assunto. O excesso pode aumentar o nível de ansiedade e a catastrofização do assunto.

6- Cuidados com a família Informe os seus familiares, incluindo idosos e crianças de forma realista mas adaptada à idade e compreensão. Ajude a família e os amigos a manter a calma e um pensamento “adaptativo a cada situação”

Se está infectado com Covid-19

Além de seguir as recomendações acima, existem vários pontos importantes para o autocuidado: 

1- Seja positivo – Administre seus pensamentos intrusivos. “Não se coloque no pior cenário antecipadamente.”

2 – Coragem – Não se assuste desnecessariamente. “Seja realista. A maioria das pessoas está a curar-se.”

Quando sentir medo, lembre-se de momentos em que esteve em situações semelhantes. “Talvez agora não associe isso por ter uma percepção de maior gravidade, mas pense quantas doenças já superou com sucesso na vida.”

3 – Redes sociais – evite as redes sociais  com fontes de informação alarmista,para prevenir o foco de ansiedade.

4 – Aprender a reconhecer seus medos – As nossas experiências e traumas do passado também podem influir de forma problemática nesse período extraordinário. “O fato de termos vivido situações traumáticas pode alterar a relação que temos com o nosso mundo emocional e, a partir daí, viver o medo, neste caso, de um lugar inapropriado”.O importante é colocar o medo no contexto que estamos enfrentando no momento. 

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