2020 …. Um ano que marca a história. Gratidão e respeito!!

  • 2020 …. Um ano que marca a história. Gratidão e respeito!!

O ano de 2020 foi um ano de muitas surpresas e desafios moldados pelo COVID-19. A maioria de nós nunca imaginou viver tudo o que o COVID-19 nos trouxe. Seria impensável e cena de filme evitar ir à rua, proteger-nos tanto para poder ir à rua e ao regressar, desde ao uso de máscaras aos desinfetantes, do distanciamento social ao isolamento social. Tivemos, com isto, desafios pessoais, de saúde física, emocional ou mental, familiares, conjugais e sociais. 

“A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio”.

Martin Luther king 

O desafio geralmente significa um momento de temporário “combate” ao que é conhecido e confortável e, naturalmente, gera emoções polarizadas geralmente negativas. O desafio deste ano retirou-o aquilo que conhece e daquilo que lhe era confortável, trouxe-lhe uma nova perspetiva da vida pois aquilo que era normal para si deixou de ser, trouxe-lhe uma nova “normalidade” que, ainda que temporária tem sido prolongada o que acarreta um grande esforço individual.  É um desafio à gestão do seu equilíbrio emocional. Tem sido habitual ouvir dizer: “Era feliz e não sabia” pois o que lhe era conhecido e parecia tão garantido não era colocado na sua balança de avaliação emocional. 

“O que toda a gente quer da vida é a felicidade contínua e genuína” Baruch Spinoza 

Apesar de tudo, este ano permitiu-nos muitas coisas boas. Permitiu-nos avaliarmos a nossa vida e colocarmos as coisas em perspectiva. É correto afirmar que a felicidade pode depender das circunstâncias da vida, mas esse é apenas um dos fatores. Sabemos que 40% da nossa felicidade está sob o nosso controlo, depende do nosso comportamento, do estilo de vida que adotamos, do que fazemos por vontade própria e que em suma influencia bastante a forma como nos sentimos. 

Fica a sugestão de um exercício de reflexão acerca deste desafio prolongado que 2020 acarretou: questione sobre o que lhe trouxe 2020, o que me permitiu 2020? …Agora corrija esse pensamento e permita-se respeitar e ser grato pelas coisas que realmente obteve. Permita-se analisar o ano de forma positiva. Neste exercício devem evitar referir aspectos negativos ou lacunas (faremos isso mais à frente).

Irá perceber como a gratidão irá ter um efeito transformador na sua vida e o irá ajudar a perceber o quanto tem o controlo sobre a sua felicidade. Para concluir e uma vez que é também importante, esteja atento aos desafios que teve durante este ano, e repare como esses desafios lhe permitiram crescer, valorizar ainda mais o que tem, a si próprio e a pessoa que é graças às aprendizagens que os desafios lhe permitiram obter, os seus talentos, os seus familiares, os seus amigos, a sua segurança, (…). 

Pratique este desafio e saia de 2020 positivo, confiante, em controlo e feliz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

psicologia psicologia infantil psicologia adulto life coaching business coaching nutrição
%d bloggers like this: