Nutrição

A importância da nutrição

A nutrição é uma temática que está interligada às várias áreas da saúde. É cada vez mais importante a observação e reflexão sobre os hábitos alimentares e procurar ferramentas para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, cuja prevalência tem tendência a aumentar devido aos correntes hábitos alimentares. É importante mudar comportamentos alimentares menos saudáveis, combater o sedentarismo e procurar um estilo de vida saudável com o objetivo da promoção da saúde. É por isso necessário no dia a dia promover a consciencialização acerca da importância da alimentação e procurar praticar um estilo de vida saudável por forma a que cada individuo se sinta bem consigo próprio.

Os alimentos contêm nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, sendo por isso importantes para o fornecimento de energia, manutenção e crescimento dos tecidos, garantindo o normal funcionamento dos orgãos e vitalidade durante cada etapa da vida. Os nutrientes podem ainda ser classificados como macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e lípidos) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Uma alimentação completa, variada e equilibrada é importante para a otimização do estado nutricional. As necessidades energéticas e nutricionais diferem de pessoa para pessoa no que concerne ao sexo, idade, fator de atividade, peso e estatura.

psicologia psicologia infantil psicologia adulto life coaching business coaching nutrição
%d bloggers like this: