Psicologia Infantil

“Ensinar uma criança o que pensar e ele estará limitado às tuas ideias. Ensina uma criança a pensar e as suas ideias serão ilimitadas As crianças não são uma distração de um trabalho mais importante. Elas são o trabalho mais importante. As crianças passam por diversas etapas no seu caminho para se tornarem adultos. Cada uma dessas etapas é importante pois permite-lhes acima de tudo, adquirir estratégias, conhecimentos e competências que são essenciais para o seu desenvolvimento.

Muitas das vezes não entende as atitudes e os comportamentos das suas crianças, não percebe porque fazem o que fazem? No entanto, talvez seja capaz de perceber que pode haver alguma coisa de errado com elas. Talvez uma mudança no comportamento, dificuldades na escola, na maneira como se comunica com os seus colegas, professores e mais importante consigo. 

PRINCIPAIS MOTIVOS QUE DEVE PROCURAR A INTERVENÇÃO DE PSICOLOGIA INFANTIL?

  • Dificuldades de relacionamento e de comunicação;
  • Diefice de atenção e concentração;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Dificuldades de integração;
  • Dificuldade no controlo dos esfíncters (enurese e encoprese);
  • Conduta Hiperativa;
  • Conduta Desafiante e Opositora;
  • Processo de luto;
  • Situações familiares impactantes (adopção, divórcio, maus-tratos);
  • Alterações ou distúrbios alimentares (recusa alimentar, anorexia e bulimia)…

 

A criança não vem com um manual de instruções e a sua maneira de comunicar que algo de errado se passa com ela pode não ser compreensível do ponto de vista de um adulto. Isto porque, geralmente, a própria criança não faz ideia do que está errado, apenas sente um desconforto que não compreende.

No entanto, os pais e/ou responsáveis pela criança devem estar atentos a estas situações e interpretá-las não como um problema, mas sim como um sinal ou um sintoma, como um grito de ajuda.

A consulta de psicologia infantil assume um pape predominante ao ajudar a criança a restabelecer-se da forma mais saudável, possível e ao orientar os pais a continuar este processo em casa, para que as melhorias não ocorram só durante a terapia, mas que continuem na vida da criança.

Recorrer ao apoio das consultas de psicologia infantil  é um ato que reflecte um sentido de entrega e de responsabilidade face ao bem-estar da sua criança!

Com funcionam as consultas de psicologia infantil?

Primeira Consulta

Em primeiro lugar, na primeira consulta são recebidos apenas os pais da criança. Portanto, esta consulta, é recolhida a informação acerca do pedido, o motivo que leva os pais a trazerem a sua criança à consulta de psicologia. É realizada a anamnese, uma entrevista que tem como objetivo recolher informações acerca do percurso de vida da criança, para contextualizar o problema que é apresentado.

Na segunda consulta

Em segundo lugar, é realizada uma avaliação psicométrica, sendo os testes utilizados cuidadosamente selecionados, para uma melhor compreensão do problema a tratar. Estas avaliações podem ser realizadas apenas com a criança, ou com os pais.

Devolução da Avaliação 

Em terceiro lugar, na sessão seguinte os resultados da avaliação são devolvidos e explicados aos pais da criança. Podem ser dadas recomendações que ajudem a melhorar a situação e, em caso de necessidade, realiza-se um acordo terapêutico, para dar início à Psicoterapia. Este acordo inclui já um planeamento, para que os pais saibam o que se pretende trabalhar e o que devem esperar da psicoterapia.

Início da Psicoterapia – Nas consultas de psicoterapia infantil, o Psicoterapeuta estabelece uma relação terapêutica com a criança, recorrendo a brincadeiras lúdicas, a conversas e ao desenho. Esta relação auxilia a criança a enfrentar e ultrapassar as suas dificuldades e desenvolver competências necessárias para o seu desenvolvimento.

Reavaliação – Para concluir, ao fim de um determinado período de psicoterapia, realiza-se uma nova avaliação, para que seja possível compreender os resultados obtidos e as melhorias que este processo produziu na criança.

psicologia psicologia infantil psicologia adulto life coaching business coaching nutrição