Terapia Familiar

“A única rocha que eu sei que se mantém firme, a única instituição que eu sei que funciona, é a família.”

A família é a primeira relação que temos com o mundo. É através da família que moldamos os nossos comportamentos, as nossas emoções, os nossos pensamentos. É com a família que formamos as primeiras e mais fortes ligações emocionais. É a família que nos permite crescer, aprender, que nos apoia e dá conforto. É a base a partir da qual nos tornamos pessoas e nos lançamos na vida. Se a família é uma parte tão significativa de nós, se nos influencia tanto, o oposto também é verdade.

A família é um sistema. E como qualquer sistema, tem as suas regras, as suas normas de funcionamento. E nem sempre funciona como deveria. Há momentos na vida em que este sistema é abalado, por uma crise, como o desemprego de um dos pais, um divórcio ou uma doença ou por situações que fazem parte do ciclo de vida familiar. Situações como o nascimento de um filho, a ida dos filhos para a escola, a adolescência, a saída dos filhos de casa, são situações normais no ciclo de vida de todas as famílias. No entanto, são situações muitas vezes difíceis de lidar, que causam desconforto, tensão nas relações. Nestas situações, a terapia familiar é a escolha acertada, para ajudar a recuperar o equilíbrio, a coesão, a saúde da família.

Na terapia familiar, pretende-se analisar a dinâmica familiar, juntar os seus elementos mais envolvidos no problema e facilitar a comunicação entre eles. Desta forma, o trabalho que é realizado tem como objetivo encontrar soluções para o problema apresentado e fortalecer a coesão da família. Porque em tempos de crise, que inevitavelmente causam sofrimento, uma família coesa e forte é essencial.

Em que situações é recomendada a terapia familiar

  • Dificuldades de comunicação;
  • Conflitos constantes;
  • Dificuldades de adaptação ao casamento;
  • Dificuldade de adaptação ao nascimento de um filho;
  • Dificuldade de adaptação à ida do filho para a escola;
  • Divórcio;
  • Doença;
  • Dificuldade de adaptação à saída dos filhos de casa.
psicologia psicologia infantil psicologia adulto life coaching business coaching nutrição
%d bloggers like this: