Assertividade emocional

Tudo sobre a assertividade

Diz “sim” quando quer dizer “não“? Mantém as suas opiniões para si mesmo por medo de perturbar ou iniciar uma discussão com os outros? Tem capacidade de formular e comunicar os próprios pensamentos, opiniões e desejos de uma forma clara, directa e não agressiva?

A assertividade é uma habilidade social que depende fortemente de uma comunicação eficaz, respeitando simultaneamente os pensamentos e desejos dos outros. As pessoas que são assertivas comunicam clara e respeitosamente os seus desejos, necessidades, posições e limites para os outros.

Do ponto de vista cognitivo, as pessoas assertivas experimentam menos pensamentos ansiosos, mesmo quando sob stress. Do ponto de vista comportamental, pessoas assertivas são firmes sem serem rudes. Eles reagem às emoções positivas e negativas sem se tornarem agressivos ou recorrendo à passividade. Indivíduos que são ricos em assertividade não se esquivam de defender os seus pontos de vista ou objectivos, ou de tentar influenciar os outros para ver o seu lado. Eles também estão abertos a elogios e críticas construtivas. Assertividade é frequentemente associada a uma maior auto-estima e confiança.

“A assertividade é uma competência que se aprende e treina.”

Aqueles que se comportam de forma assertiva  respeitam os pensamentos, sentimentos e crenças de outras pessoas, assim como os seus próprios. Em todas as interações com outras pessoas, seja em casa ou no trabalho, com chefes, clientes ou colegas, a assertividade ajuda a se expressar de forma clara, aberta e razoável, sem prejudicar os próprios direitos ou dos outros.

Comportamentos assertivos de uma pessoa assertiva:

Analisa todos ao seu redor antes de falar;

Considera as percepções desta análise na hora de se posicionar;

Não ofende;

Não omite:

Parabeniza o correcto;

Pontua o errado;

Não aponta o dedo;

Assume a responsabilidade pelos erros;

Partilha os acertos;

A assertividade é baseada no equilíbrio.

Não negue os seus sentimentos ou desenvolva o hábito de escondê-los dos outros. Aprenda a expressá-los de maneira construtiva. A regra é simples: não suprima nem agrida, mas expresse os seus sentimentos.

Se algo importante estiver a incomodar, tire-a do peito.

Seja assertivo, expresse também as emoções positivas – amor, apreciação, admiração, respeito e gratidão.

Lembre-se: pense bem, aja bem, sinta-se bem, fique bem!

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