Os Funcionários felizes são mais produtivos do que os seus colegas infelizes.
Por definição um trabalho, não é necessariamente divertido ou prazeroso, lidar com as tensões do trabalho dia após dia é difícil. Aprender a encontrar um equilíbrio na vida entre as tensões e as pressões do trabalho e da vida fora do trabalho é complicado.
É essencial para a sanidade, o sucesso dos colaboradores e dos negócios aprender a compensar isto e criar um ambiente óptimo para trabalhar.
Uma das lições mais importantes que muitas empresas líderes, é que aprenderam a encorajar e fomentar um ambiente de trabalho divertido, e inspiram os funcionários a terem alegria no seu trabalho. Os funcionários felizes são funcionários leais e funcionários leais podem fazer coisas incríveis. Essa é uma das chaves para o sucesso de líderes como o Google, a Apple e o gigante de análises de software SAS Institute.
10 Principais razões pelas quais se deve investir na criação de um ambiente de trabalho feliz:
1. A felicidade tem um efeito contagiante
A felicidade é contagiante e quando encorajada, pode se espalhar por toda a empresa. Os funcionários que se alegram com o seu trabalho são excelentes exemplos para os seus colegas e os encorajam também a se alegrar.
2. Os funcionários felizes são funcionários bem-sucedidos
Os funcionários que realmente apreciam o seu trabalho são mais produtivos, mais felizes e mais bem-sucedidos. Isso aumenta a autoconfiança e inspira maior desempenho e maior sucesso tanto para os funcionários quanto para os empregadores.
3. Funcionários felizes têm a atitude certa
Os funcionários insatisfeitos têm uma atitude negativa que pode permear o seu trabalho e sufocar o desempenho e a criatividade no trabalho. Os funcionários felizes, por outro lado, têm uma atitude positiva que lhes permite ter sucesso.
4. Reduzir o stress aumenta a produtividade
Os funcionários stressados são empregados distraídos. Isso pode ter um efeito devastador na produtividade. Eliminar o stress e a preocupação pode levar a um aumento instantâneo da produtividade.
5. Um ambiente de trabalho positivo encoraja a tomada de risco
O negócio não é jogar pelo seguro. O mundo dos negócios é assumir o risco certo para as recompensas certas. Empregados felizes são mais propensos a assumir riscos calculados, enquanto os empregados insatisfeitos são mais propensos a jogar pelo seguro.
6. Funcionários felizes se apoiam mutuamente
Os funcionários positivos e totalmente encorajados estão mais dispostos a apoiar os colegas de trabalho e a fornecer apoio e incentivo positivos para projectos em grupo. E funcionários felizes são mais propensos a pedir apoio se for necessário.
7. Os funcionários felizes não têm medo de cometer erros
Um ambiente de trabalho encorajador incentiva a sua equipa a aprender com os seus erros, em vez de temê-los. Os erros podem ser uma poderosa ferramenta de aprendizagem que pode levar a um sucesso imprevisto. Os trabalhadores que têm medo de cometer erros perderão importantes oportunidades de aprendizagem.
8. Líderes lideram pelo exemplo
Os gerentes que sentem uma verdadeira alegria com o seu trabalho, incentivam os seus funcionários a desfrutar do seu trabalho – inspiram a confiança, a dedicação e a lealdade. Exemplos positivos são um componente do sucesso de qualquer negócio.
9. Felicidade inspira criatividade
A inovação é a força vital de qualquer negócio, e os funcionários felizes são funcionários inspirados e criativos que criarão as soluções que a sua empresa precisa para ter sucesso.
10. As pessoas gostam de trabalhar com pessoas felizes
Ao melhorar as relações entre os funcionários e o empregador, ao promover a alegria no seu trabalho pode gerar enormes benefícios. Os trabalhadores felizes estão mais dispostos a trabalhar juntos pelo bem comum, mais propensos a encorajar a lealdade da empresa e a encorajar a forte formação da equipa que é vital para o sucesso da empresa.
Criar um ambiente de trabalho que seja divertido e feliz não é fácil. Mas quanto mais experimenta, maiores serão os benefícios.