DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICA
impacto na criança e importância do apoio psicológico.
As dificuldades de aprendizagem específicas são uma desordem neurodesenvolvimental que dificultam a
habilidade de aprender ou utilizar certas habilidades académicas como a leitura (Dislexia), a escrita
(disortografia) ou a aritmética (discalculia).
As DA merecem ser olhadas de perto pois a criança que sofre desta desordem apesar de ter um
desenvolvimento típico, como qualquer outra criança, em todas as outras áreas apresenta bastantes
dificuldades
na aquisição de novos conhecimentos.Por isso, é importante que seja feito um diagnóstico atempado, de
modo a que a criança possa ter acesso ao devido apoio e acompanhamento – escolar, familiar, psicológico e,
se necessário, de terapia da fala, terapia ocupacional – o mais cedo possível.
Importa olharmos para a criança como um todo e não apenas para as suas dificuldades académicas mas,
também para as consequências que poderão advir daqui, tais como problemas comportamentais e
emocionais.
O acompanhamento psicológico da criança com DA é fulcral, este deve funcionar de forma sistêmica pois para
além do apoio e acompanhamento prestado às crianças, professores e à família relativamente às estratégias
educativas que deverão ser postas em prática quer na escola quer em casa. É importante que seja um trabalho
de gestão e regulação emocional e comportamental com a criança de modo a ser possível a prevenção ou
reversão de “maus comportamentos”, baixa auto-estima, ansiedade, depressão e outros problemas emocionais.
É igualmente importante, realizar um trabalho com os pais de sensibilização da problemática, estratégias para
lidar com a mesma ajudando os pais a entender de forma clara o que se passa, desmistificando as suas dúvidas
e, de modo a que os pais possam saborear melhor a infância dos filhos sem ansiedades, medos ou dúvidas.
É este o tipo de trabalho que realizo com as famílias que recorrem ao meu trabalho.
Espero poder ajudar o seu filho e a sua família.
Dra. Rossana Ferreira