Os seus valores descrevem o que é importante para si e a maneira como vive a sua vida. Eles dão sentido à sua vida, são a base das suas crenças, influenciam as suas decisões, as suas acções e os comportamentos e afectam a vida que escolhe para liderar. Alguns exemplos de valores: o respeito, abertura, a independência, a privacidade, a segurança financeira, a criatividade, o optimismo, a felicidade, a orientação familiar, o sucesso, a compaixão, a bondade, a perseverança, a espontaneidade, a confiança, a perfeição, a modéstia, a lealdade, a diversão, o profissionalismo e a precisão.
Todos temos um conjunto de diferentes valores com diferentes graus de importância atribuídos a cada valor. Pode estar consciente e muito consciente dos seus valores, ou pode mantê-los no seu subconsciente agindo sobre eles sem estar consciente deles. Quando vive a vida de acordo com os seus valores, é provável que se sinta realizado, no entanto, quando os seus valores entram em conflito uns com os outros pode se sentir stressado e infeliz.
Então, como é que os seus valores podem afectar o seu trabalho.
Segue alguns exemplos:
Quando os seus valores estão alinhados com o seu trabalho, descobrirá que eles apoiam e energizam o seu trabalho, por exemplo, se tem um valor de confiança e se sente confiável por todos com quem lida no trabalho e confia neles. Ficará feliz com os elementos do seu trabalho. Quanto mais poder alinhar os seus valores com o seu trabalho ou empresa, mais feliz estará em todas as áreas da sua vida.
Quando alguns dos seus valores ou todos, entram em conflito com o seu trabalho, é provável que se sinta muito inseguro ou stressado. Por exemplo, se tem um valor de pontualidade, mas devido ao rápido crescimento do seu negócio, tem muitas coisas a fazer, e as coisas não estão a ser concluídas em tempo hábil, é provável que se sinta muito desconfortável. Nessa situação, poderá alinhar o seu trabalho mais os seus valores, para se sentir melhor, por exemplo contratando um colaborador. Quando se sentir desajustado, repense nos seus valores e procure identificar quais são os que estão em conflito com o seu trabalho e em seguida, tome medidas para mudar a situação.
Quando se sente irritado no trabalho, é importante entender a causa do stress, explorando a situação e tomar medidas para lidar com a causa e assim reduzir o stress.
Os seus relacionamentos no trabalho também podem ser afectados quando os seus valores e os da pessoa com quem está a lidar são diferentes. Podem assumir diferentes posições ou se comportar de maneiras específicas com base nos seus respectivos valores. Por exemplo: um funcionário que valoriza a privacidade pode ficar chateado e achar intrusivo quando lhe faz perguntas sobre ele ou sobre a sua vida pessoal. Valores diferentes também podem criar conflitos nos seus relacionamentos no trabalho. Considere os valores dos outros, assim como os seus, e tente mover as conversas de posições individuais para o que é mais importante para si e para o seu trabalho como um todo, a fim de melhorar os seus relacionamentos no trabalho.
Quando achar que está difícil de honrar os seus valores no trabalho, pode quer dizer que esta no papel errado ou a trabalhar para a empresa errada. Por exemplo, se valoriza a criatividade, mas a sua função ou a empresa como um todo exigem que siga processos e procedimentos, com pouco espaço para a criatividade e novas ideias, provavelmente está no papel errado ou a trabalhar na empresa errada.
Quando acha que existem conflitos entre o seu trabalho e a sua vida pessoal, pode ser porque os seus valores não estão sendo honrados nas diferentes as áreas da sua vida, por exemplo, se valoriza o sucesso e o associa a trabalhar muitas horas, mas valoriza a vida familiar que exige que gaste mais tempo com a sua família, então terá uma grande discórdia entre a sua vida pessoal e a profissional. Quando há uma discórdia entre sua vida pessoal e profissional, explore os seus valores e considere se estão sendo apenas honrados numa parte da sua vida.
Pode descobrir que os seus valores individuais podem estar em conflito entre si e no trabalho. Os seus valores podem incluir o sucesso e sanidade, e pode estar a ter sucesso no seu trabalho, mas está a sentir-se debilitado devido às longas horas que trabalha. Para se sentir melhor, precisa de ajustar os seus valores e reduzir as horas de trabalho. Considere a área de conflito e ajuste e tome medidas para aumentar o alinhamento.
Os seus valores influenciarão o seu estilo e comportamento. Por exemplo, se valoriza a autenticidade, é provável que lidere de maneira autêntica. Além disso, os valores da organização geralmente vêm dos valores do líder. Os bons líderes geralmente são muito conscientes, têm um forte senso dos seus valores e agem de acordo com os seus valores. Quando um líder tem uma falta de consciência dos seus valores, a sua liderança pode ser inconsistente. Como líder, considere os seus próprios valores e como eles podem influenciar o seu estilo de liderança e o potencial impacto disso sobre os outros.
Os seus valores podem afectar o seu trabalho de várias maneiras. Como é que os seus valores afectam a sua vida e o seu trabalho?