Depressão e o Reiki

A Depressão é muito perturbadora tanto para a vítima como para quem convive com ela. Os doentes são vítimas no sentido em que sofrem uma doença assustadora e incapacitante, que afecta uma em cada dez pessoas e é duas vezes mais frequente nas mulheres do que nos homens. A organização Mundial de saúde, afirma que a depressão é o quarto problema de saúde mais importante no mundo em desenvolvimento desde 1990, e prevê-se que venha a ocupar o primeiro lugar em 2020.

Tendo em conta a sua difusão, é particularmente lamentável que carregue consigo um fardo adicional de um estigma social grave, é desconcertante a quantidade de significados diferentes da depressão. Enquanto não passarmos por uma depressão grave que nos incapacite, teremos dificuldade em compreender o que sente as pessoas que a sofrem.

Numa definição simples, a depressão caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas como humor deprimido, angústia, tristeza profunda, desânimo, desmotivação, falta de vontade, fadiga constante, dormir demais ou sofre de insónias, na sua origem podem estar vários factores e motivos. A depressão pode ser vivida de várias maneiras, podem predominar os sintomas físicos como as dores de cabeça e estômago.

Na vivência da depressão, existe um aspecto muitas das vezes negligenciado; o efeito da depressão nas pessoas que estão próximos da pessoa deprimida. Para elas é muitas das vezes difícil compreender porque razão o companheiro, por exemplo, está nesse estado, sobretudo quando não há razões óbvias para tal. Afinal todos nós passamos por situações e momentos difíceis, e pode parecer que a pessoa deprimida não está a esforçar-se o suficiente para sair desse estado de espírito. Porém, tentar forçar uma pessoa a sair da depressão ou persuadi-la a reagir não resulta, a pressão pode causar o agravamento do estado. A vida de uma pessoa deprimida pode causar incompreensão nos demais e é importante procurar apoio psicológico para lidar com a situação.

Sendo a depressão uma doença do foro mental, onde e como o Reiki pode ajudar?

Devido aos seus benefícios o Reiki pode ser utilizado como uma terapia complementar em diversos problemas de saúde. O Reiki faz parte do conjunto de terapias bioenergéticas, que são técnicas de exercícios e de respiração para activar o fluxo de energia do corpo, causando benefícios ao organismo e à mente, como a elevação da consciência, alteração do pensamento e comportamento. Esta técnica pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade e depressão, devido ao relaxamento e bem-estar que proporciona, os sintomas são aliviados, promovendo sensação de paz interior e calma.

O Reiki é uma terapia que, para além de harmonizar o nosso corpo físico, equilibra também as emoções e a nossa mente. Proporcionando serenidade e desencadeando um processo de regeneração a vários níveis. A terapia ajuda a libertar bloqueios emocionais causadores da depressão, aumentando uma atitude mais positiva, a pessoa sente-se com mais força de viver e de resolver os seus problemas.

É importante referir que apesar do Reiki ser uma técnica eficaz e benéfica, tal não invalida que a pessoa abandone o acompanhamento médico, tal não é aconselhado, dado que os terapeutas de Reiki não substituem os médico, o Reiki deve ser visto como uma terapia complementar e não como crenças irracionais de curas milagrosas.

O que é o Reiki e seus benefícios

Reiki

O Reiki é uma técnica japonesa que utiliza a troca de energia para revitalizar e harmonizar o corpo, usando as mãos como fonte desta energia para promover o bem-estar e a serenidade.

O Reiki faz parte do conjunto de terapias bioenergéticas, que são técnicas de exercícios e de respiração para activar o fluxo de energia do corpo, causando benefícios ao organismo e à mente, como elevação da consciência, melhora os pensamentos e o comportamento.