A depressão caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas como humor deprimido, angústia, tristeza profunda, desânimo, desmotivação, falta de vontade, fadiga constante, dormir demais ou sofre de insónias, na sua origem podem estar vários factores e motivos. A depressão pode ser vivida de várias maneiras, caracterizada não só por pensamentos negativos, humores e comportamentos, mas também por mudanças específicas nas funções corporais (como na alimentação, sono e relação sexual).
O papel da psicoterapia no tratamento da depressão é ajudar a pessoa a desenvolver estratégias de enfrentamento adequadas e viáveis para lidar com os desafios diários.
Na psicoterapia, é construída uma relação entre o terapeuta e o paciente. A relação é usada para explorar os aspectos da vida da pessoa com grande profundidade e mostrar como estes levaram à depressão.
O Coaching é um processo sistemático de aprendizagem, centrada na situação presente e orientada para a mudança. Onde se facultam recursos e ferramentas orientadas que possibilitam a melhoria do desempenho nas áreas que as pessoas procuram.
A Psicoterapia e o coaching, são ferramentas poderosas para a mudança, que permite orientar a pessoa, é um processo de aprendizagem, centrado na situação presente e orientado para o futuro. Realizam-se sessões semanais de forma a identificar pensamentos, conflitos e distorções na interpretação dos fatos na vida – que compõem a chamada distorção cognitiva. Este auto-conhecimento ajuda a amenizar a depressão, e previne recaídas no futuro.
Em cada sessão, o psicoterapeuta vai ouvir, intervir e mostrar alternativas, estimular
à reflexão sobre a depressão, a psicoterapia contribui para a melhoria dum todo.
Há uma série de benefícios a serem obtidos com a psicoterapia e o coaching no tratamento da depressão, incluindo:
- Pode ajudar a reduzir o stress do dia a dia;
- Pode dar-lhe uma nova perspectiva sobre os problemas com a família, amigos ou colegas;
- Aprender a lidar com os efeitos colaterais da medicação para depressão;
- Ajuda a capturar os primeiros sinais se a sua depressão estiver agravar;
- Você aprende mais sobre o seu humor;
- Consegue identificar melhor os seus sentimentos;
- Aprende a identificar os pensamentos que pioram o quadro depressivo;
- Consegue entender melhor os seus comportamentos;
- Entende como ter mais controle sobre a sua vida;
- Desenvolve defesas emocionais saudáveis e sólidas para lidar com as situações.
A Psicoterapia o poder de falar, ouvir sem ser julgado.