Importância da Nutrição
A Nutrição é uma temática que está interligada às várias áreas da saúde. É cada vez mais importante a observação e reflexão sobre os hábitos alimentares e procurar ferramentas para a prevenção de doenças crónicas não transmissíveis, cuja prevalência tem tendência a aumentar devido aos correntes
hábitos alimentares. É importante mudar comportamentos alimentares menos saudáveis, combater o sedentarismo e procurar um estilo de vida saudável com o objectivo da promoção da saúde.
É por isso necessário no dia a dia promover a consciencialização acerca da importância da alimentação e procurar praticar um estilo de vida saudável por forma a que cada indivíduo se sinta bem consigo próprio.
Os alimentos contêm nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, sendo por isso importantes para o fornecimento de energia, manutenção e crescimento dos tecidos, garantindo o normal funcionamento dos órgãos e vitalidade durante cada etapa da vida.
Os nutrientes podem ainda ser classificados como macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais).
Uma alimentação completa, variada e equilibrada é importante para a otimização do estado nutricional. As necessidades energéticas e nutricionais diferem de pessoa para pessoa no que concerne ao sexo, idade, factor de atividade, peso e estatura.
“Regras para uma alimentação saudável:
- Tome sempre o pequeno-almoço
- Faça 5 a 6 refeições por dia
- Consuma 5 porções de fruta e hortícolas por dia
- Inicie as refeições principais com sopa
- Coma calmamente e mastigue muito bem os alimentos
- Hidrate-se ingerindo 1,5 a 3,0 de litros de água diariamente
- Opte por consumir mais peixe do que carne, alternando o seu consumo entre o almoço e o jantar
- Controle a ingestão de gordura na confecção e tempero dos alimentos
- Reduza parte do sal e da gordura para temperar
- Eleja para a sua alimentação alimentos ricos em fibra
E ainda: Pratique actividade física diariamente. Mexa-se o mais possível.”
Adaptado de: Alimentação Adequada: Faça mais pela sua Saúde!; Associação Portuguesa dos Nutricionistas