As crianças que inventam amigos imaginários ou invisíveis, parece natural serem mais solitárias ou terem problemas sociais, mas os estudo não apoiam essas suposições. Na verdade, em comparação com aqueles que não os criam, as crianças com amigos imaginários tendem a ser menos tímidos, se envolvem em mais risadas e brincadeiras com os colegas e tem uma melhor capacidade de imaginação e em se colocar no papel da outra pessoa.
Ter um amigo imaginário não é evidência de que uma criança está com problemas. No entanto, os amigos imaginários podem ser uma fonte de conforto quando uma criança está a passar por alguma dificuldade. Existem muitos estudos de caso de crianças que inventam os amigos imaginários para ajudá-los a lidar com experiências traumáticas. Muitas das vezes as crianças culpam os amigos imaginários, do seu mau comportamento na tentativa de evitar o desprazer dos pais. Os amigos imaginários também podem ajudar as crianças a lidar com os medos, a explorar ideias ou adquirir um senso de competência, aprendendo ou cuidando do amigo imaginário.
Como deve responder ao amigo do seu filho?
Se o tem um amigo invisível, relaxe e aproveite!
Faça perguntas para descobrir mais sobre o seu amigo. Pode aprender algo sobre os atuais interesses, desejos, medos ou preocupações do seu filho.
Aproveite para anotar e salvar as respostas do seu filho.
Não há problema em estabelecer regras ou “comportamentos” para o amigo imaginário, se este se tornar muito perturbador.
Sem desafiar duramente a existência do amigo, pode dizer coisas como: “Eu não me importo com quem fez …. Preciso é que …”
Um amigo imaginário é uma expressão única e mágica da imaginação do seu filho. Se o seu filho pedir, para arranjar um lugar na mesa para o seu amigo, não contrarie, apenas não o deixe assumir o controlo.
Vá em frente e acompanhe.
A maioria das crianças pequenas faz brincadeiras e interage com seus os seus brinquedos, bonecas ou outros como se estivessem vivos, das mais variadas formas, é uma prova do poder da imaginação.