Orientação vocacional e coaching – do Planeamento à Concretização
A Orientação Vocacional é uma vertente da consulta psicológica, aplicável a todas as etapas vitais de transição, independente da situação escolar ou profissional. Destina-se maioritariamente a estudante do 9º e 12º anos de escolaridade, a estudantes do ensino secundário e do ensino superior que pretendem uma reorientação vocacional, a adultos que pretendam mudar de profissão etc.
A orientação vocacional, têm como objetivo orientar e dar significado do caminho a construir por si mesmo, através de processos psicológicos básico de exploração. Bem como criar objetivos que permitam um equilíbrio no desenvolvimento psicológico, pela exploração reconstrutiva, de forma a desenvolver habilidades para lidar com tarefas vocacionais no aqui e agora e nas transições futuras similares.
O coaching reforça o processo de orientação, além do caminho a ser percorrido, ele usa técnicas e ferramentas que nos permite ir mais além da orientação e o encontro da vocação.
É uma ferramenta poderosa de mudança e de encontro com o próprio “Eu” e do seu talento.
O coaching é um processo, a orientação um momento, aliados são uma ferramenta poderosa de mudança, que permite orientar a pessoa em direção ao êxito, é um processo de aprendizagem, centrado na situação presente e orientado para a mudança. Onde se aplicam ferramentas de trabalho específicas que permitem a melhoria do desempenho nas áreas que as pessoas procuram.
Orientação Vocacional e coaching, da teoria à prática, encaminhando as crianças, jovens e adultos ao sucesso escolar, profissional, e à realização pessoal. Devemos dar aos jovens liberdade para fazer as suas escolhas e orientação para fazerem as escolhas certas.
Aposte em si e no seu futuro.
“A melhor escolha é sempre aquela que é realizada de modo consciente, levando em conta as informações sobre si e sobre o mundo à sua volta. A segurança com a escolha é o único caminho possível capaz de evitar frustrações futuras.”
Rafaela Brissac – Psicóloga