O programa “Um para Um”, visa realçar as intenções educativas, promotoras do desenvolvimento global da criança em cada área (cognitivo, linguístico, emocional, social e físico.
É uma óptima opção para apoiar o desenvolvimento, a criatividade e o talento do seu filho. É um programa desenhado exclusivamente para as características únicas, habilidades e interesses do seu filho.
A intervenção é realizada no contexto escolar, um para um, tendo como métodos a observação, avaliação e intervenção nas dificuldades de cada criança, de uma forma orientada e em contexto.
Tem como objectivo geral a intervenção mais precoce possível nas crianças. A avaliação e intervenção na primeira infância, permite prevenir e reduzir os riscos de atraso no desenvolvimento e na aprendizagem.
O objectivo principal é dar à criança a oportunidade de construir as habilidades, para que elas sejam capazes de executar as suas tarefas com independência e liberdade.
- Promoção das tarefas de autocuidado (como vestir, amarrar os sapatos, fechar as roupas e lavar as mãos)
- Promoção da comunicação (para se expressar individual e colectivamente)
- Desenvolver a consciência espacial
- Incentivar a criança à auto correcção (perceber quando age certo ou errado)
- Estimular a concentração e o foco;
- Isolar estímulos para trabalhar cada área das funções cognitivas.
As actividades são construídas pelo terapeuta orientadas em função de cada criança.
Não se pode esperar que as crianças desenvolvam habilidades se não tiverem a oportunidade de fazê-lo e quando não as têm ensinamos.